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Cases

Indústria: Oil & Gas Grande Porte

Aprimorando o processo de tomada de decisão 

Objetivo:

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Desafio

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  • Compreender o negócio e criar uma solução apoiada em uma modelagem de dados apropriada.

  • Captar os dados das base de dados internas com o objetivo de apresentar novas perspectivas sobre as informações a serem tratadas.

  • Facilitar a tomada de decisão com análises objetivas, orientando os gestores sobre o negócio.

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Outcomes

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  • Melhor visibilidade das informações utilizando o OBIEE como ferramenta de BI, sustentadas no Oracle Autonomous como repositório dos dados e o ODI como ferramenta de ETL.

  • Apresentação dos dados em diversas situações na linha do tempo (hora, semana, dias e meses), bem como disposição de consultas sobre diversas gerências e equipes de liberação.

  • Disponibilidade dos dados consistente, atualizando-os através de cargas hora à hora.

Tecnologias Utilizadas:

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Indústria: Energia

Governança de Self-Service BI

Objetivo:

Estruturar uma célula de Governança para atender a todas as áreas da CIA. O objetivo dessa célula era: organizar os dados de diversas fontes, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão e orientar a Empresa sobre as diretrizes de utilização do Power BI.

Ações

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  • Gestão de Configuração e Ciclo de Vida dos Dashboards

  • Guia de Identidade Visual

  • Certificação de Dashboards​​​​

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Outcomes

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  • Estruturação de uma área de Governança, utilizando o PowerBI como ferramenta de Self-Service BI e o Sharepoint como repositório central

  • Garantia de verdade-única entre as áreas, proporcionando confiança na tomada de decisão

  • Dicionário e mapa de dados e metadados

Tecnologias Utilizadas:

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Indústria: Transporte aéreo Onshore e Offshore

Aprimorando o processo de tomada de decisão

Objetivo:

Introduzir na companhia uma nova abordagem para o acompanhamento dos KPIs utilizados mensalmente na reunião com os diretores das áreas envolvidas, passando por um estágio de amadurecimento na tomada de decisão envolvendo analistas, coordenadores e gestores.

 

A estratégia consistia em criar um repositório compartilhado para as origens que utilizam arquivos e realizar a integração (SSIS) com os diversos sistemas que serviam de insumos para as análises. Consolidar as informações em vários data marts e disponibilizar as bases para os usuários de negócio montarem suas consultas adhoc. Os indicadores acompanhados pelos diretores passaram a ser apresentados pelo Power BI.

Desafio

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Compreender as regras de negócio das sete áreas envolvidas, automatizar as tarefas operacionais para geração dos dados, priorizando o foco nas análises para aprimoramento dos indicadores atuais e realizar uma gradativa mudança de cultura.

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Outcomes

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O acompanhamento dos relatórios de forma estática (Power Point) foi substituído pelo dinamismo fornecido pelo Power BI. Além disso, cada área agora tem o seu próprio repositório de análises, onde além dos relatórios da diretoria também estão contemplados as análises pertinentes de cada área.

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Ocorreram novas formas de acompanhar alguns indicadores, estipulando novas metas e mudanças na forma de calcular.

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A disponibilidade dos indicadores passou a ser diária ao invés de mensal/semanal.

Tecnologias Utilizadas:

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