Cases
Indústria: Oil & Gas Grande Porte
Aprimorando o processo de tomada de decisão
Objetivo:
Desafio
​
-
Compreender o negócio e criar uma solução apoiada em uma modelagem de dados apropriada.
-
Captar os dados das base de dados internas com o objetivo de apresentar novas perspectivas sobre as informações a serem tratadas.
-
Facilitar a tomada de decisão com análises objetivas, orientando os gestores sobre o negócio.
​
Outcomes
​
-
Melhor visibilidade das informações utilizando o OBIEE como ferramenta de BI, sustentadas no Oracle Autonomous como repositório dos dados e o ODI como ferramenta de ETL.
-
Apresentação dos dados em diversas situações na linha do tempo (hora, semana, dias e meses), bem como disposição de consultas sobre diversas gerências e equipes de liberação.
-
Disponibilidade dos dados consistente, atualizando-os através de cargas hora à hora.
Tecnologias Utilizadas:
Indústria: Energia
Governança de Self-Service BI
Objetivo:
Estruturar uma célula de Governança para atender a todas as áreas da CIA. O objetivo dessa célula era: organizar os dados de diversas fontes, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão e orientar a Empresa sobre as diretrizes de utilização do Power BI.
Ações
​
-
Gestão de Configuração e Ciclo de Vida dos Dashboards
-
Guia de Identidade Visual
-
Certificação de Dashboards​​​​
​
Outcomes
​
-
Estruturação de uma área de Governança, utilizando o PowerBI como ferramenta de Self-Service BI e o Sharepoint como repositório central
-
Garantia de verdade-única entre as áreas, proporcionando confiança na tomada de decisão
-
Dicionário e mapa de dados e metadados
Tecnologias Utilizadas:
Indústria: Transporte aéreo Onshore e Offshore
Aprimorando o processo de tomada de decisão
Objetivo:
Introduzir na companhia uma nova abordagem para o acompanhamento dos KPIs utilizados mensalmente na reunião com os diretores das áreas envolvidas, passando por um estágio de amadurecimento na tomada de decisão envolvendo analistas, coordenadores e gestores.
A estratégia consistia em criar um repositório compartilhado para as origens que utilizam arquivos e realizar a integração (SSIS) com os diversos sistemas que serviam de insumos para as análises. Consolidar as informações em vários data marts e disponibilizar as bases para os usuários de negócio montarem suas consultas adhoc. Os indicadores acompanhados pelos diretores passaram a ser apresentados pelo Power BI.
Desafio
​
Compreender as regras de negócio das sete áreas envolvidas, automatizar as tarefas operacionais para geração dos dados, priorizando o foco nas análises para aprimoramento dos indicadores atuais e realizar uma gradativa mudança de cultura.
​
Outcomes
​
O acompanhamento dos relatórios de forma estática (Power Point) foi substituÃdo pelo dinamismo fornecido pelo Power BI. Além disso, cada área agora tem o seu próprio repositório de análises, onde além dos relatórios da diretoria também estão contemplados as análises pertinentes de cada área.
​
Ocorreram novas formas de acompanhar alguns indicadores, estipulando novas metas e mudanças na forma de calcular.
​
A disponibilidade dos indicadores passou a ser diária ao invés de mensal/semanal.
Tecnologias Utilizadas: